Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Maus salários e emprego, bom ambiente e segurança: bem-vindo a Portugal

Relatório da OCDE compara Portugal aos restantes países-membros. Entre pontos positivos e negativos, comparação com parceiros europeus não é favorável.

Maus salários e emprego, bom ambiente e segurança: bem-vindo a Portugal
Notícias ao Minuto

09:02 - 09/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Estudo

Um país de ambiente agradável e muito seguro para os habitantes, com boas casas e que permite um equilíbrio entre vida pessoal e profissional muito interessante. Mas ao mesmo tempo, um país com rendimentos baixos, mau mercado laboral e cidadãos insatisfeitos.

Esta é a imagem de Portugal no ‘Better Life Index’ da OCDE, um estudo que compara vários setores chave dos 34 Estados-membros aos quais se juntam o Brasil e a Rússia.

Apesar das boas classificações nas categorias de qualidade do ambiente, segurança e equilíbrio entre trabalho e vida privada, Portugal apenas se destaca na qualidade das casas. Este é o único setor em que o país fica na primeira metade da tabela, ficando ainda assim no 15º lugar.

Pelo contrário, os salários em Portugal surgem perto do final da tabela, tal como a qualidade do trabalho e a satisfação dos habitantes. Os portugueses são os terceiros mais insatisfeitos da OCDE, apenas à frente de Hungria e Grécia e os salários são os sextos mais baixos da Europa.

Portugal é o quarto pior país para trabalhar entre os 36 analisados pela OCDE, com Turquia, Grécia e Espanha a serem os únicos com nota mais baixa.

Tendo em conta os 11 critérios de avaliação do ‘Better Life Index,’, Portugal é o sétimo pior país para viver, o quinto pior se apenas tivermos em conta os países da OCDE. A lista é liderada pela Austrália, seguida de perto pela Suécia e Noruega.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório