Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Galp: Subida dos impostos vai afetar preço final dos combustíveis

O presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva, recusou hoje comentar a intenção do Governo de aumentar este ano o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), mas reconheceu que este aumento terá impacto nos produtos transacionados.

Galp: Subida dos impostos vai afetar preço final dos combustíveis
Notícias ao Minuto

17:12 - 08/02/16 por Lusa

Economia OE2016

"Trata-se de uma decisão incorporada no Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), é uma medida que tem impacto na indústria e sobre a qual não temos qualquer poder de influência", disse Gomes da Silva em conferência de imprensa para apresentação dos resultados da empresa.

O presidente executivo da Galp não quis tecer comentários à decisão do executivo, dizendo apenas que esta se traduz numa subida de impostos com impacto no produto final, como o gás ou os combustíveis.

"É um imposto e qualquer imposto é repercutido nos produtos que transacionamos", frisou.

De acordo com o OE2016 entregue na sexta-feira no parlamento, o executivo prevê que o ISP vai aumentar seis cêntimos por litro na gasolina sem chumbo e no gasóleo rodoviário, de modo a "corrigir a perda de receita fiscal, resultante da diminuição da cotação internacional".

Segundo a carta enviada a Bruxelas, no âmbito da negociação do Orçamento do Estado para 2016, o Governo espera arrecadar 120 milhões de euros em 2016 com o aumento do ISP.

A Galp Energia obteve em 2015 um resultado líquido ajustado de 639 milhões de euros, um aumento de 71,5% face aos 373 milhões alcançados no período homólogo de 2014, anunciou hoje a empresa.

A melhoria das margens de refinação na Europa, o aumento da produção de petróleo e gás e o crescimento da comercialização de gás natural nos mercados europeus contribuíram favoravelmente para este resultado, segundo Gomes da Silva.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório