Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

No Orçamento de Costa, são estes os ministérios que mais ganham terreno

Documento entregue na Assembleia da República traz alterações estratégicas nos gastos do Estado. Entre reforço e abrandamento de apostas, fique a saber os gastos previstos para cada Ministério.

No Orçamento de Costa, são estes os ministérios que mais ganham terreno
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Contas

A promessa de um maior apoio social aos portugueses foi cumprida pelo Partido Socialista, pelo menos no papel. A versão final do Orçamento do Estado para 2016 chegou ao Parlamento no final da semana passada e pelas contas da equipa de Mário Centeno, podem tirar-se algumas conclusões de primeira vista.

As despesas consolidadas mudam em quase todos os gabinetes do Governo, na comparação com o último ano de liderança executiva de Passos Coelho e Paulo Portas. Em termos globais, a Segurança Social é quem mais dinheiro ganha em relação ao ano passado: os 482 milhões de euros extra ultrapassam todos os outros reforços no orçamento dos Ministérios.

Ambiente e Saúde surgem a seguir no pódio dos aumentos de despesa, com crescimentos respetivos de 360 e 259 milhões de euros. Ainda assim, o programa de Governação é aquele que regista o maior crescimento anual nos gastos em termos de percentagem, passando a custar exatamente o dobro aos cofres do Estado.

Do lado oposto, o dinheiro reservado ao Planeamento e Infraestruturas vai sofrer a maior queda nominal, com um corte de 530 milhões de euros a corresponder a um desinvestimento de 11%. Em segundo lugar na lista de cortes surge uma parte das escolas nacionais, graças a uma redução de 82 milhões de euros na despesa consolidada do ensino básico e secundário e da administração escolar.

O Ministério da Agricultura vai perder mais de 7% dos fundos, equivalentes a quase 80 milhões de euros a menos, ocupando o terceiro lugar no ranking de perdas.

Olhando para toda a lista, o Ministério das Finanças perde quase 4 mil milhões de euros em despesa, mas o documento final lembra que a variação nominal não corresponde a uma perda real nos fluxos financeiros e por isso a contabilização deve ser feita de maneira diferente.

A Gestão de Dívida Pública será o programa mais caro para o Estado novamente, com o total de quase 86 mil milhões de euros a ser muitas vezes superior à aposta mais ‘barata’ do Governo: o Mar vai receber mais 27%, passando a uma despesa consolidada de 80 milhões de euros. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório