Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Como a bitcoin pode 'salvar' a banca mundial no futuro

Tecnologia que serve de base à moeda virtual poderá ser aplicada no sistema financeiro. Facilidade de gestão e troca de informações são as grandes vantagens.

Como a bitcoin pode 'salvar' a banca mundial no futuro
Notícias ao Minuto

07:15 - 07/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Mercado

Quase oito anos depois da queda do Lehman Brothers, que deu início ao colapso do sistema financeiro e provocou a maior crise mundial desde a Grande Depressão, muita coisa mudou na banca. Regras mais apertadas e maiores exigências dos reguladores parecem ter reduzido o risco de um novo 'colapso', mas os sinais de um regresso ao caos nos mercados internacionais são cada vez mais visíveis e as soluções propostas multiplicam-se.

Apesar das críticas vindas de um dos principais programadores históricos, a bitcoin continua a ser apontada por milhares de pessoas em todo o mundo como um dos recursos mais valiosos para o futuro do sistema financeiro, com a banca na linha da frente. Tudo graças à tecnologia que serve de base à divisa virtual: a 'blockchain'.

Criada para facilitar a recolha e armazenamento de informações, a base da bitcoin poderá servir como substituir os atuais sistemas de trocas de produtos e valores financeiros, aumentando a transparência das transações.

Os primeiros passos na passagem da 'blockchain' estão a ser dados, de acordo com o Business Insider, pela itBit. A empresa norte-americana desenvolveu uma versão alternativa da tecnologia que gere a bitcoin, chamada 'bankchain', que já está a ser utilizada por vários bancos nos Estados Unidos. Existem negociações em aberto com várias outras instituições, mas o CEO da iTBit recusa revelar para já os nomes dos interessados.

A 'bankchain' tem como objetivo acelerar as trocas de ações, obrigações e outros títulos financeiros entre investidores e bancos, guardando todos os detalhes numa base de dados e permitindo o acesso imediato aos pormenores em caso de dúvida. Para o Presidente Executivo da itBit, Chad Cascarilla, o aumento de transparência poderá ser suficiente para desencorajar as fraudes e aumentar a responsabilização, impedindo um 'crash' especulativo semelhante aos de 1929 e 2008.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório