Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Combustíveis aceleram em caminhos diferentes na próxima semana

Gasolina volta a descer antes do ‘castigo’ trazido pelo Orçamento do Estado de 2016. Variação nos mercados internacionais vai trazer boas notícias para alguns portugueses, mas no gasóleo o alívio não deverá existir.

Combustíveis aceleram em caminhos diferentes na próxima semana
Notícias ao Minuto

09:22 - 05/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

O petróleo está a recuperar o fôlego depois de várias semanas difíceis, mas os produtos refinados usados pelos condutores de todo o mundo ainda não foram contagiados pelo regresso ao ‘verde’.

A semana começou com um ligeiro aumento no preço médio das versões simples dos dois combustíveis mais utilizados em Portugal, mas a próxima segunda-feira vai trazer uma história bem diferente. Tendo em conta a cotação final de sexta-feira, a gasolina já perdeu mais de 7,5% do valor nas sessões desta semana, o que deverá permitir um alívio significativo.

Tendo em conta a variação, as petrolíferas poderão reduzir o preço por litro em mais de dois cêntimos, reduzindo o custo médio nacional para um valor bem abaixo dos atuais 1,26 euros (tendo em conta os últimos dados da Direção Geral de Energia e Geologia).

O gasóleo segue um caminho distinto: a semana tem decorrido sem variações significativas e a sessão de sexta-feira deverá ser decisiva para ditar o destino do preço nos postos de abastecimento nacional. A descida e a subida de preço estão em cima da mesa, mas a manutenção do custo atual é ainda a hipótese mais provável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório