Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Comissão Europeia 'torce nariz' a Orçamento do Estado para 2016

Proposta final vai ser debatida no final de fevereiro. Mas enfrenta já alguns entraves.

Comissão Europeia 'torce nariz' a Orçamento do Estado para 2016
Notícias ao Minuto

13:30 - 27/01/16 por Andrea Pinto com Lusa

Economia Projeto

De acordo com o avançado pelo Diário Económico, a Comissão Europeia prepara-se para avisar o Governo português que existem sérias dúvidas quanto ao Orçamento do Estado para 2016.

A mesma publicação afirma inclusive que o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, e o comissário da Economia, Pierre Moscovici, não irão aceitar os pressupostos financeiros do Governo de António Costa. Em causa está o cenário macroeconómico e a estratégia orçamental do Executivo.

A comissão considera demasiado otimista  a previsão de crescimento de 2,1% para este ano, bem como a redução do défice orçamental para 2,6%, com um ajustamento estrutural de 0,2 pontos percentuais.

O Ministério das Finanças já reagiu à notícia confirmando que a Comissão Europeia está renitente em relação ao projecto apresentado.

"Confirma-se. É normal e inicia um processo, rápido, de consulta técnica para esclarecimento de detalhes de implementação de medidas", fez saber o ministério ao Jornal de Negócios.

Entretanto, a Comissão já veio negar a informação avançada. O executivo comunitário admite que "está de facto em contacto com as autoridades portuguesas", no quadro do trabalho que está a conduzir para emitir o seu parecer relativamente ao projeto de Orçamento mas diz ser  "demasiado cedo" para tomar uma posição.

"Estamos agora a levar a cabo a nossa avaliação do esboço de plano orçamental. É demasiado cedo para nos pronunciarmos sobre a substância do plano nesta fase", indicou à Lusa uma porta-voz da Comissão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório