Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Governo dá 'braço a torcer' e aproxima-se de défice pedido por Bruxelas

O esboço do Orçamento de Estado foi, esta quinta-feira, aprovado em Conselho de Ministros, o que permite ao Governo de António Costa apresentar o documento a Bruxelas até ao final da presente semana.

Governo dá 'braço a torcer' e aproxima-se de défice pedido por Bruxelas
Notícias ao Minuto

20:06 - 21/01/16 por Inês André de Figueiredo

Economia Mário Centeno

Mário Centeno, ministro das Finanças, anunciou que o Governo alterou a sua meta de défice de 2,8%, inicialmente previsto, para 2,6%, um valor mais próximo do pedido pela Comissão Europeia.

"Em 2016, o défice é de 2,6%, menos 0,4 pontos percentuais do que em 2015. Paralelamente, o défice estrutural situar-se-á nos 1,1%, resultando numa redução igualmente significativa de 0,2 pontos percentuais", pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.

O documento será entregue esta sexta-feira na Assembleia da República e na Comissão Europeia, com o Governo a garantir que este esboço "favorece o crescimento económico e melhora a proteção social".

Em declaração aos jornalistas, no final da reunião do Conselho de Ministros, Mário Centeno frisou que se trata de uma "política orçamental mais equilibrada e sustentável” que pretende conjugar uma “gestão orçamental responsável, com a diminuição da carga fiscal e aumento do rendimento".

O ministro assegurou ainda que este Orçamento "cria espaço para a materialização do potencial de crescimento económico", acrescentando que respeita "todos os compromissos assumidos pelo Governo no âmbito do seu programa" e criando condições para a existência de "uma trajetória sustentada e sustentável da redução da dívida pública e para criar condições de crescimento".

Esta proposta deverá ser apreciada pelo Eurogrupo nas reuniões de 11 de fevereiro e de 7 de março próximos, sendo que será enviada uma lista de recomendações por parte da Comissão Europeia.

[Notícia atualizada às 20h34]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório