Todos os anos, em Davos, na Suíça, reúne-se o Fórum Económico Mundial, um evento que se destaca por juntar líderes empresariais e políticos, bem como alguns intelectuais e jornalistas. Os temas urgentes são ali debatidos e não se estranhe se algumas decisões forem tomadas durante o evento que este ano se realiza entre os dias 20 e 23 de janeiro.
Ora, a BBC decidiu elaborar um gráfico que permite perceber algumas das ligações existentes entre as figuras de renome, numa espécie de ‘quem é quem’ das relações que existem e que Davos volta a juntar. Entre os nomes que surgem no gráfico, há um português: José Manuel Barroso, antigo primeiro-ministro português ex-presidente da Comissão Europeia.
O esquema da BBC, que pode ser consultado online, estabelece distinções entre os tipos de relações que podem existir. Estas dividem-se em categorias como relações pessoais, políticas, filantropia, a curiosa categoria “surpresas” e ligações de negócios.
No caso de Durão Barroso, o antigo primeiro-ministro surge no topo, a um canto do gráfico, com ligações a Bill Gates, fundador da Microsoft e multimilionário que, por sua vez, tem relações de diversa índole, com as mais diversas figuras, desde Maria Eitel, da Nike Foundation, à apresentadora Oprah Winfrey.
Sobre Durão Barroso e a sua ligação a Bill Gates, escreve a BBC que ambos participaram em 2013, em Hertfordshire, no Reino Unido, no encontro de Bilderberg, reunião que decorre anualmente longe do olhar público e que junta no mesmo local (sempre um diferente) mais de uma centena de poderosos de todo o mundo – este ano o chamado ‘Clube Bilderberg’ irá reunir-se em junho, na Áustria.
[Notícia atualizada]