Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Bitcoin "está à beira do colapso"

Moeda virtual “falhou”, garante um dos ‘developers’. Entre acusações de “censura” e “centralização excessiva”, Mike Hearn critica o rumo atual da moeda.

Bitcoin "está à beira do colapso"
Notícias ao Minuto

16:59 - 18/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Mercado

O futuro do sistema financeiro pode não passar, ao contrário do que muitos pensavam, pela bitcoin. Um dos mais famosos ‘developers’ da moeda virtual apresentou a demissão e numa publicação no seu próprio blog, assinou a sentença da divisa eletrónica: “A experiência falhou”.

Mike Hearn deixou a Google em 2014 para se dedicar a tempo inteiro à programação e desenvolvimento da bitcoin. Ao início, tudo parecia bem encaminhado para a criação de uma alternativa ao sistema financeiro ‘tradicional’, mas menos de dois anos depois, a moeda “está à beira do colapso”.

“A bitcoin falhou porque a comunidade falhou”, afirma o ‘developer’ norte-americano, falando de “censura” nos fóruns dedicados à discussão sobre a moeda: “Críticas técnicas do que está a ser feito estão a valer expulsões, com propaganda enganadora e sem sentido a ser utilizada para convencer os que ficam”.

A “centralização excessiva” também não escapa às críticas: “A bitcoin não tem futuro enquanto for controlada por menos de dez pessoas. Não existe solução à vista para este problema, nem sequer qualquer sugestão. Para uma comunidade tão preocupada com a possível intervenção de um regime totalitário na tecnologia de base, isto é uma bela ironia”.

Para Mike Hearn, o futuro da bitcoin está comprometido, a não ser que sejam implementadas várias mudanças profundas. Já não há muitas razões para pensar que a bitcoin poderá ser melhor do que o atual sistema financeiro”, conclui o antigo funcionário da Google.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório