Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Troika volta a Portugal. E traz lista com 18 exigências

Depois da ‘saída limpa’, credores internacionais regressam ao país, de olhos postos no que está a correr menos bem.

Troika volta a Portugal. E traz lista com 18 exigências
Notícias ao Minuto

07:22 - 18/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Ajuda Externa

No dia 27 de fevereiro Portugal vai receber a visita de uma comitiva da troika. Na altura em que deverá ser conhecida a proposta de Orçamento do Estado para 2016, FMI, BCE e Comissão Europeia chegam com uma lista de 18 exigências.

A forma como evoluiu o investimento é uma das principais preocupações da troika, que entregará um caderno de encargos ao Governo e dedicará outro às contas públicas, défice excessivo e dívida.

Segundo apurou o Diário de Notícias, as instâncias internacionais estão convencidas de que Portugal está mal no que toca ao investimento: a subida de 5,6% em 2015 vai contrabalançar com uma descida de 3,9% em 2016. E também a taxa de investimento está em mínimos (2,2% do PIB).

Além disso, considera a troika que é difícil despedir trabalhadores (o que trava investimentos), a formação de salários mantém-se centralizada devido à contratação coletiva, a burocracia dos licenciamentos comerciais é labiríntica e as qualificações das pessoas são desadequadas.

Segundo o documento, há aspetos a apontar também aos impostos, que privilegiam o recurso à dívida em detrimento do capital em forma de ações, além de as regras vigentes no setor portuário e na grande distribuição e retalho barrarem a entrada de novos concorrentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório