Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Banif: Governo desmente possível poupança de até mil milhões de euros

O Ministério das Finanças enviou um comunicado às redações, este sábado, onde desmente as últimas notícias veiculadas sobre o Banif, relativamente às obrigações sénior.

Banif: Governo desmente possível poupança de até mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

14:11 - 16/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

Foi este sábado avançado por alguns órgãos de comunicação social que o Estado poderia ter poupado entre 500 mil a 1.000 milhões de euros em dívida sénior do Banif, algo que terá sido aconselhado pelo Banco Central Europeu (BCE) e posteriormente ignorado pelo atual Governo.

O Ministério das Finanças sustenta, em comunicado enviado às redações, que “a informação é falsa”.

“A participação de dívida sénior na cobertura de prejuízos atingiria no máximo 169 milhões de euros e qualquer valor superior implicaria a perda de depósitos. É forte convicção do Governo que uma tal solução poria em causa a confiança dos investidores e aforradores no sistema financeiro português, com consequências nefastas sobre a estabilidade financeira e o bem-estar dos portugueses”, pode ler-se no documento.

O ministério tutelado por Mário Centeno esclarece, ainda, que “a inclusão da dívida sénior no perímetro de resolução, que no caso do Banif atingia 169 milhões de euros, não contribuía para a preservação da estabilidade financeira”, uma vez que, “a participação de dívida sénior implicaria o bail-in adicional de cerca de 200 milhões de euros de depósitos de emigrantes considerados como subordinados”.

“Tal situação destruiria poupanças de uma vida de quem as confiou ao sistema financeiro português, acreditando na sua solidez”, escreve o Governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório