CMVM suspeita de crime nas obrigações do Novo Banco

Em causa está a suspeita de que os investidores possam ter tido acesso a informação privilegiada e escapar a perdas na passagem de emissões para o banco ‘mau’.

Notícia

© DR

Notícias Ao Minuto
16/01/2016 09:11 ‧ 16/01/2016 por Notícias Ao Minuto

Economia

Regulador

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a analisar as transações das cinco linhas de obrigações seniores transferidas para o BES ‘mau’, num total de dois mil milhões de euros.

Em causa, segundo o Expresso, está a suspeita de que possa ter existido informação privilegiada que tenha influenciado as negociações e salvo os investidores, que conseguiram evitar perdas.

O regulador vai por isso investigar o período antes da decisão do Banco de Portugal, que a 29 de dezembro anunciou a passagem para o BES das obrigações não subordinadas ou seniores destinadas a investidores institucionais (como fundos de investimento, públicos ou privados) que ficaram no Novo Banco aquando do resgate BES, em agosto de 2014. 

O objetivo é e tentar perceber se houve ou não uma alteração no padrão das negociações que levante suspeitas de fuga de informação que possa ter afetado os obrigacionistas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas