Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Adeus à austeridade abre 'buraco' de 11 mil milhões nos cofres públicos

Contas da UTAO mostram obstáculos financeiros à estratégia do Governo de António Costa. Diferença nos números dos socialistas e da coligação de Direita vão obrigar a um aumento da dívida.

Adeus à austeridade abre 'buraco' de 11 mil milhões nos cofres públicos
Notícias ao Minuto

08:50 - 14/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia Orçamento

Para aliviar a economia, é preciso desequilibrar as contas do Estado. A conclusão é da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que num relatório enviado à Assembleia da República explica as consequências do plano desenhado por Mário Centeno para o Orçamento.

Ao invés de um défice abaixo dos 2% do PIB no final deste ano, o Executivo de iniciativa socialista aponta para um deslize de 2,8% nas contas, um valor que obriga Portugal a aumentar os níveis de endividamento em cerca de dois mil milhões de euros. O ajustamento mais suave do que anteriormente previsto repete-se em 2017, 2018 e 2019, tornando “necessário financiar cerca de mais nove mil milhões de euros do que o previsto em outubro de 2015”, explica a UTAO.

No total, o Estado vai ter uma fatura de 11 mil milhões de euros a mais para que possa ser reduzida ou eliminada a austeridade pós-resgate da troika.

Para lidar com a nova realidade das contas públicas, A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública já ajustou as previsões de financiamento e os cálculos das reservas financeiras nos próximos anos, mesmo mantendo a estratégia de garantir liquidez com um ano de antecedência.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório