Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Indústria nacional abranda queda em novembro

Setor secundário português perdeu menos no décimo primeiro mês do ano passado.

Indústria nacional abranda queda em novembro
Notícias ao Minuto

11:21 - 11/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

O final de 2015 não foi animador para a indústria nacional. Após uma recuperação entre março e julho, agosto trouxe os primeiros sinais negativos que outubro e novembro confirmaram: o setor secundário está a cair.

De acordo com os dados do INE, novembro trouxe um abrandamento do ritmo de outubro, mas ainda assim a variação homóloga foi negativa. Em novembro de 2015, o volume de negócios caiu 0,9% face ao mesmo mês de 2014, apesar de um aumento de 5,9% na categoria de bens de consumo e uma variação positiva de 3,9% nos bens de investimento.

O setor da energia continua a ser o grande destaque pela negativa, com uma queda cada vez maior ao longo dos últimos meses e que chegou em novembro aos 11,3%. As vendas para o mercado nacional caíram novamente, e as vendas para o exterior ficaram abaixo do registado em outubro.

Apesar da quebra no volume de negócios, os dados de emprego na indústria são animadores. O índice de emprego, remunerações e horas trabalhadas voltaram a registar variações positivas face ao período homólogo, dando sinais de uma maior aposta no setor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório