Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Comprou obrigações ao Novo Banco e agora perdeu tudo

O Banco de Portugal decidiu que, afinal, as obrigações sénior passam para o BES. Isto significa que os obrigacionistas perdem tudo o que investiram.

Comprou obrigações ao Novo Banco e agora perdeu tudo
Notícias ao Minuto

21:25 - 09/01/16 por Notícias ao Minuto

Economia Resolução

A TVI avança este sábado que muitos obrigacionistas foram agora lesados, uma vez que as obrigações passaram do banco bom para o banco mau e foram vendidas pelo próprio Novo Banco a clientes particulares.

Isto significa que aqueles que investiram em obrigações não serão reembolsados.

Em entrevista à estação televisiva de Queluz de Baixo, um cliente, emigrante na Alemanha, conta que comprou as obrigações diretamente ao Novo Banco, mas com a decisão do Banco de Portugal (BdP) de as transferir para o BES perdeu tudo.

"Eu não me fui aconselhar a uma loja de chineses, estava no Novo Banco e um subdiretor aconselhou-me a comprar obrigações de 2018 porque eram muito mais seguras e ao mesmo tempo estava a assegurar uma rentabilidade de 4,75%", relata.

O cliente não imaginava que estas obrigações seriam transferidas para o banco mau. Segundo o cliente, o Novo Banco disse só lamentar ter perdido o dinheiro. "Disse só: 'lamentamos ter perdido o seu dinheiro' e ponto final. Estamos a falar de umas centenas de milhares de euros", acrescenta.

Todas as obrigações sénior tinham ficado garantidas no Novo Banco, mas um ano e meio depois da resolução com a queda do BES, o BdP decidiu que afinal há cinco séries destas obrigações que passavam para o banco mau.

"Eu regressei mais tarde a Portugal acreditando que no meu país encontraria gente mais honesta e que não encontraria tantos ladrões", afirma, revelando que perdeu tudo e que tem só a mala com que veio da Alemanha. "Simplesmente não tenho dinheiro", remata.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório