Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

Desemprego congelou nos 12,4% em novembro

Percentagem de portugueses sem emprego não sofreu alterações no penúltimo mês do ano passado.

Desemprego congelou nos 12,4% em novembro
Notícias ao Minuto

11:07 - 06/01/16 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

A taxa de desemprego em Portugal voltou a dar sinais pouco animadores em novembro do ano passado. As estimativas do INE são claras: depois da subida de 0,1 pontos percentuais em setembro face a agosto, os meses de outubro e novembro trouxeram uma estagnação da percentagem de portugueses sem emprego, que ‘estacionou’ nos 12,4%.

Os dados são ainda mais preocupantes ao olhar para o número total de desempregados; os 636,9 mil portugueses sem emprego em novembro significam um aumento de 3 mil em relação a outubro, e mantêm a tendência negativa do valor em percentagem. O crescimento de 3,7% no número de jovens desempregados e de 1,1% no caso dos homens foi decisivo para o pior balanço final. Para as mulheres, novembro não trouxe qualquer alteração.

Mesmo com sinais negativos no desemprego, as estatísticas do emprego mostram que há mais portugueses a entrar no mercado de trabalho.

A população empregada aumentou 0,2% em novembro, o que equivale a mais 10.700 trabalhadores em território nacional. No total, existiam em novembro 4,486 milhões de pessoas com emprego em Portugal.

O boletim estatístico do INE divulgado hoje é uma estimativa provisória, que será revista após a análise de todos os dados do trimestre.

[Notícia atualizada às 11:30]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório