Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Swaps: Santander usa testemunhos de há dois anos contra o Estado

Julgamento decorre no Tribunal Comercial de Londres.

Swaps: Santander usa testemunhos de há dois anos contra o Estado
Notícias ao Minuto

07:48 - 21/12/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Julgamento

O Santander usou declarações que gestores públicos fizeram há dois anos na comissão parlamentar de inquérito aos swaps para desacreditar os seus testemunhos no julgamento no Tribunal Comercial de Londres, avança o Diário Económico.

Recorde-se que decorre um julgamento sobre a validade e aplicabilidade dos contratos 'swap' assinados por quatro empresas de transportes de capitais públicos, Metro de Lisboa, Carris, Metro do Porto e STCP entre 2005 e 2007, e que em junho apresentavam perdas de 1.320 milhões e tinham 233 milhões de euros de pagamentos em atraso.

As empresas estatais alegam que não tinham capacidade para comprar as swaps e querem a nulidade das mesmas, defendendo que não tinham conhecimentos suficientes sobre as swaps. Porém, argumentos usados há dois anos podem agora dificultar essa sua intenção.

Isto porque o Santander defende que os gestores sabiam muito bem o que estavam a fazer e tinham acesso a todos os conhecimentos necessários. Mais, as declarações provam que foram discutidos os prós e contras dos 'swaps' e que estes “estavam a par dos riscos que corriam, mas estavam convictos de quem eram os riscos apropriados, em toda as circunstâncias”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório