Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Tem poupanças no Banif? Siga estes conselhos da Deco

A Deco Proteste explica que os clientes do Banif com depósitos até 100 mil euros não têm motivos para resgatar as suas poupanças, uma vez que esse capital está garantido por lei.

Tem poupanças no Banif? Siga estes conselhos da Deco
Notícias ao Minuto

19:27 - 14/12/15 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia DECO

As notícias de um possível fim do Banif levaram a Proteste Investe, publicação de conselhos financeiros da Deco, a colocar no seu site vários conselhos para os portugueses que têm poupanças no banco.

Se teme ficar sem esse dinheiro siga estas dicas:

Mantenha-se afastado das ações: Mesmo que já as tenha deve manter-se afastado destes títulos.

Os depósitos estão seguros: Até 100 mil euros por titular, o dinheiro está salvaguardado pelo Fundo de Garantia de Depósitos. Só num caso extremo é que os valores depositados acima dos 100 mil euros podem ser postos em causa. A Deco indica que neste momento pode manter os seus montantes nas suas contas sem correr riscos.

Fundos com património autónomo: Os fundos de investimento possuem um património autónomo, que é investido nos títulos. Contudo, nos fundos geridos pelo grupo nenhum tem a recomendação de compra e muitos têm o conselho de vender.

Obrigações emitidas pelo Banif : A Proteste "desaconselha" o investimento, considerando que "a remuneração não compensava o risco acrescido destes títulos".

Na informação publicada no seu portal na internet, a Proteste Investe diz que a estabilidade do sistema financeiro "é um propósito que tem gerado gastos elevados em vários países da União Europeia" e lembra que nem na Irlanda, na Grécia ou mesmo em Portugal, perante bancos em muitas dificuldades, os depositantes foram até hoje penalizados.

"Por cá, o mesmo sucedeu na resolução do BES. Antes disso, o BPP faliu e o BPN foi nacionalizado, mas os depósitos dos clientes foram sempre salvaguardados", afirma, acrescentando que apenas em Chipre é que "alguns depositantes foram penalizados" e só os que tinham contas acima de 100 mil euros.

Precisamente a propósito da segurança das poupanças, a Comissão Europeia disse hoje que qualquer solução a encontrar para o Banif terá que "assegurar a plena proteção dos depósitos garantidos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório