Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Se Governo não tiver "arrumado a casa, adeus 3%" de défice

O economista tem fortes dúvidas sobre o cumprimento do défice.

Se Governo não tiver "arrumado a casa, adeus 3%" de défice
Notícias ao Minuto

16:10 - 04/12/15 por Notícias ao Minuto

Economia João Duque

Dados divulgados pela UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental) revelaram que o anterior governo gastou 30% da almofada financeira num mês, deixando pouca margem de manobra para o Executivo de Costa até ao final do ano.

Na ótica de João Duque, pode haver uma explicação para os dados divulgados. O economista levanta a hipótese de o Governo de Passos ter antecipado uma série de pagamentos para que a meta dos 3% do défice fosse cumprida.

No entanto, se esse não for o caso, a meta imposta a Passos não será alcançável. “É possível que os governos que cessam funções tivessem [contas] penduradas. Este dispêndio grande concentrado no final do mandato do governo anterior pode ser um conjunto de situações destas”, diz João Duque, na antenda da Rádio Renascença.

Refira-se que, só no mês de novembro, o Executivo de Passos gastou perto de um terço dos 945 milhões de euros que constituíam a almofada financeira para todo o ano. A maior parte desse montante foi investida nos Ministérios da Saúde e Educação.

Na esperança de que Passos e Portas tenham levado a cabo o “princípio da boa gestão e tenha deixado a casa arrumada”, João Duque lembra ser possível que os 60 milhões sejam para gastar e cumprir o défice até ao final do ano”.

Ainda assim, salvaguarda, “se além daqueles pagamentos, deixou para este Governo um monte de despesas para pagar como estas. Adeus 3% [de défice]”, finaliza.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório