Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Centeno já se apresentou em Bruxelas aos comissários europeus

O novo ministro das Finanças, Mário Centeno, teve hoje o seu primeiro encontro em Bruxelas com os comissários europeus responsáveis pelo Euro, Valdis Dombrovskis, e pelos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, abandonando a sede do executivo comunitário sem prestar declarações à imprensa.

Centeno já se apresentou em Bruxelas aos comissários europeus
Notícias ao Minuto

17:00 - 01/12/15 por Lusa

Economia Ministro

A visita de Centeno à Comissão Europeia, que serviu fundamentalmente como um encontro de apresentação, segundo fontes comunitárias, teve lugar cinco dias após a tomada de posse do XXI Governo Constitucional, e numa altura em que Bruxelas aguarda ainda o plano orçamental de Portugal para 2016, que o anterior executivo decidiu não apresentar dentro do prazo definido no "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais da UE (que estipula a data limite de 15 de outubro), em virtude das eleições legislativas de 04 de outubro.

No dia da tomada de posse do novo Governo, na passada quinta-feira, Moscovici indicara que a Comissão iria entrar em contacto com o novo titular da pasta das Finanças de Portugal "muito rapidamente", para conhecer as intenções do novo Governo.

"Vamos entrar em contacto com o novo ministro das Finanças (Mário Centeno) muito rapidamente, para saber quais são as suas intenções e as intenções do Governo relativamente ao respeito dos compromissos europeus de Portugal, que o primeiro-ministro António Costa confirmou (que pretende respeitar). Vamos ver em que condições" o pretende fazer, declarou o comissário.

As partes decidiram não esperar pela reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) agendada para a próxima segunda-feira, tendo então o encontro tido lugar hoje à tarde no Berlaymont, na véspera da apresentação e discussão do Programa de Governo da Assembleia da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório