Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Bruxelas proíbe compra da Aer Lingus pela Ryanair

A Comissão Europeia (CE) proibiu, esta quarta-feira, a compra da companhia aérea nacional da Irlanda Aer Lingus pela companhia aérea de baixo custo Ryanair, para evitar que se produza uma situação de “monopólio absoluto”.

Bruxelas proíbe compra da Aer Lingus pela Ryanair
Notícias ao Minuto

14:22 - 27/02/13 por Lusa

Economia Transportadoras

“A decisão de hoje da CE quer proteger 11 milhões de passageiros irlandeses e europeus que voltam cada ano a destinos como Dublin, Cork, Knock ou Shannon e que teriam de enfrentar, devido à fusão, um provável aumento das tarifas”, disse o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, Joaquín Almunia.

Bruxelas, que desde há vários meses tem estudado esta transacção e as soluções propostas pela Ryanair para dissipar as dúvidas da CE acerca da nova situação de posição dominante, concluiu finalmente que não pode autorizar a operação.

Almunia disse que durante o processo a “Ryanair teve numerosas ocasiões para propor medidas correctivas e para melhorá-las. As suas propostas, contudo, não permitiam remediar os graves problemas de competência que a operação representava para pelo menos 46 ligações aéreas”.

“A transacção teria reduzido a capacidade de escolha e muito provavelmente teria provocado um aumento das tarifas nas rotas afectadas”, afirmou a CE em comunicado.

“Durante a investigação, a Ryanair ofereceu algumas soluções e a CE examinou-as cuidadosamente fazendo até testes de mercado. Essas soluções não responderam às nossas preocupações relativamente ao mercado livre”, acrescentou a Comissão.

A Ryanair informou a CE acerca da sua intenção de adquirir a companhia aérea irlandesa em Julho de 2012.

Em 2007 Bruxelas já tinha vetado uma primeira tentativa de aquisição da Aer Lingus pela Ryanair, uma decisão posteriormente aprovada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório