Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Se RTP quiser mais um segundo de publicidade na TDT a SIC está contra"

O presidente executivo da Impresa, dona da SIC, Pedro Norton, disse hoje que está "totalmente" contra a intenção da RTP de ter mais canais na Televisão Digital Terrestre (TDT), devido à questão da publicidade.

"Se RTP quiser mais um segundo de publicidade na TDT a SIC está contra"
Notícias ao Minuto

19:50 - 26/11/15 por Lusa

Economia Pedro Norton

"Se o operador público quiser ter mais um segundo que seja de publicidade na TDT, a SIC está totalmente contra", afirmou o gestor.

Pedro Norton lançou esta afirmação depois de o líder da RTP, Gonçalo Reis, ter voltado a manifestar interesse em ter mais canais na TDT durante um debate no âmbito do 25.º Congresso das Comunicações, organizado pela APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, que terminou hoje em Lisboa.

Também Rosa Cullell, presidente executiva da Media Capital, dona da TVI, afastou a possibilidade de a RTP vir a ter mais publicidade na TDT, considerando que seria prejudicial para o setor.

"Não é bom para o mercado por mais minutos de publicidade no setor público", afirmou aos jornalistas à margem do evento, considerando que isso teria "impacto na concorrência".

Rosa Cullell defendeu a necessidade do novo Governo "voltar a olhar" para o dossiê da TDT.

"Olhar para a possibilidade de ter uma TDT melhor, mais de acordo com todo o setor público e privado. Acho que fazia sentido e há tempo que falamos nisso", lançou.

Segundo a responsável, o novo executivo deveria "olhar para o espetro na TDT e ver se é possível ter mais conteúdos ou canais na TDT".

E destacou: "Não podemos converter a TDT num espaço público, só. Porque nós também fazemos serviço público. Temos que proteger a indústria portuguesa".

À margem do evento, o presidente da RTP disse aos jornalistas que "o enriquecimento da TDT é também uma oportunidade do setor e pode interessar a todos os produtores de conteúdos".

O gestor garantiu que "há uma predisposição da RTP e interesse em participar no processo de enriquecimento da TDT" e lembrou que isso está no programa do Governo.

Recentemente, o Conselho Geral Independente (CGI), órgão que supervisiona a RTP, considerou desejável que a RTP 3 e a RTP Memória estivessem na TDT.

Gonçalo Reis revelou que tem "as análises feitas sobre a entrada destes canais na plataforma de sinal aberto, que serão apresentadas ao acionista e que têm implicações económicas".

Os canais da RTP em sinal aberto têm um limite de seis minutos por hora de publicidade, enquanto a SIC e a TVI têm 12 minutos por hora.

O líder da estação pública recordou que tanto a RTP 3 e a RTP Memória, canais que estão na plataforma por cabo e satélite, têm publicidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório