Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

BCP recebe 250 milhões de euros do BEI para as PME

O Banco Europeu de Investimento (BEI) disponibilizou hoje a primeira parcela, no valor de 250 milhões de euros, de um empréstimo de 500 milhões de euros ao Millennium BCP, destinado a financiar as pequenas e médias empresas (PME).

BCP recebe 250 milhões de euros do BEI para as PME
Notícias ao Minuto

12:00 - 26/11/15 por Lusa

Economia Financiamento

Em comunicado, o banco liderado por Nuno Amado refere que o contrato de financiamento relativo à primeira parcela de 250 milhões de euros foi assinado hoje, em Lisboa, pelo vice-presidente do BEI, Román Escolano, e pelo administrador financeiro do Millennium BCP, Miguel Bragança.

O BCP esclarece que, além das PME, "serão também elegíveis para financiamento as chamadas 'mid-caps' (empresas com um máximo de 3.000 trabalhadores) e outras entidades dos setores público e privado que pretendam realizar projetos de pequena e média dimensão em Portugal".

Cada projeto de uma PME pode receber até 12,5 milhões de euros de financiamento do BEI, sendo que este financiamento pode atingir 50% noutro tipo de projetos.

Ao abrigo do presente acordo, o Millennium BCP compromete-se a acompanhar o empréstimo do BEI com, pelo menos, o mesmo montante, dando um novo incremento ao seu volume de empréstimos de médio e longo prazo a empresas.

O comunicado adianta que estes fundos "proporcionarão financiamento de longo prazo às PME e às empresas 'mid-cap' para os seus projetos de investimento, principalmente nos setores da indústria e dos serviços".

O financiamento das pequenas empresas é uma das prioridades de investimento do BEI que, em 2014, concedeu um montante recorde de 25.500 milhões de euros às pequenas empresas, beneficiando mais de 290.000 empresas em toda a Europa.

Em Portugal, no mesmo ano, o BEI assinou acordos de empréstimo num total de 1.319 milhões de euros, incluindo 875 milhões de euros para as PME e as 'mid-caps'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório