Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais impostos e menos gastos baixam défice até outubro

Os dados da execução orçamental foram hoje divulgados.

Mais impostos e menos gastos baixam défice até outubro
Notícias ao Minuto

10:06 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Balanço

A receita fiscal subiu 5,3% até final de Outubro, ajudando o Estado a tapar o ‘buraco’ nas contas durante os primeiros dez meses do ano. A revelação é feita nos dados da Direcção-Geral do Orçamento, hoje divulgados.

Este aumento pode ser explicado pela subida da receita de impostos indirectos (6,8%) e em menor grau pelo aumento da receita dos impostos directos (3,5%).

Já o défice da Administração Pública apresentou uma redução de 1208,7 milhões de euros face ao período homólogo, atingindo 4.818 milhões de euros nos primeiros dez meses do ano. O valor permite manter uma réstia de esperança no cumprimento da meta de um balanço negativo nas contas inferior a 3% no final do ano, uma vez que se mantém o ritmo de consolidação mais alto dos últimos meses.

É preciso destacar, no entanto, que devido à publicação antecipada do relatório da DGO não são ainda conhecidos alguns dados relevantes para a análise das contas do Estado, como os saldos das mais de 200 empresas que entraram para o perímetro da Administração Pública no ano passado.

O valor da devolução da sobretaxa de IRS também não é ainda conhecido, não sendo por isso contabilizado o possível impacto de uma reposição parcial nos cofres públicos. Apesar de não fazer referência a este fator, caso o IVA e o IRS superem o crescimento de 3,5% previsto no Orçamento do Estado, a cobrança destes impostos definirá o nível de devolução da sobretaxa de IRS em 2016.

[Notícia atulaizada às 10:40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório