Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fechar uma pista pode ser a solução para melhorar Portela

Centro aéreo lisboeta poderá aumentar capacidade com solução de recurso. ANA está a considerar hipótese, mas decisão final ainda não foi tomada.

Fechar uma pista pode ser a solução para melhorar Portela
Notícias ao Minuto

09:07 - 25/11/15 por Notícias ao Minuto

Economia Aeroporto

Afinal, pode haver uma solução alternativa para ajudar o Aeroporto da Portela a ganhar mais capacidade. O Diário Económico garante na sua edição de hoje que a ANA está a analisar o possível encerramento da segunda pista do ‘hub’ da capital portuguesa, de forma a ganhar espaço para satisfazer as necessidades atuais.

O desaparecimento da zona de aterragem secundária poderia abrir espaço para a construção de mais um edifício de receção de passageiros, para além de contribuir para a atividade da TAP. O estacionamento de aviões, visto como uma das grandes limitações ao crescimento da capacidade da Portela, também seria mais fácil com o espaço extra.

A possibilidade de fechar a pista já foi discutida com representantes da Navegação Aérea de Portugal, da Associação Portuguesa de Pilotos de Linha Aérea e da TAP, com os comandantes a serem os únicos com algumas reservas. O local de aterragem secundária é visto como uma medida de segurança em situações de fortes ventos cruzados e por isso mesmo, os pilotos querem assegurar que os passageiros não ficam em perigo ao aterrar na pista principal.

Do lado da ANA/Vinci, o grande argumento é a pouca utilização da pista: em 2014, o local de aterragem alternativa apenas foi utilizado por 0,89% dos aviões que pousaram na Portela. Em declarações ao Económico, fonte oficial da empresa de gestão de aeroportos garantiu que “foram estudados diversos cenários, mas nenhuma resolução foi ainda tomada”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório