Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Código de barras faz assinala 30 anos em Portugal

Os característicos 'bips' de leitura dos códigos de barras começaram a ouvir-se há 30 anos em Portugal, inicialmente uma mera ferramenta de gestão de inventários, mas hoje um "selo de qualidade" para um consumidor cada vez mais exigente.

Código de barras faz assinala 30 anos em Portugal
Notícias ao Minuto

14:43 - 21/11/15 por Lusa

Economia Comércio

"Começámos em 1985 e julgo que, neste momento, podemos dizer que somos um selo de qualidade, de segurança e de fiabilidade, quer no ponto de venda, quer nas plataformas digitais", afirmou o editor executivo da associação GS1 Portugal, que gere este sistema no país, em entrevista à agência Lusa.

Ouvidos pela primeira vez em Portugal na caixa de um hipermercado, em Matosinhos, os hoje tão familiares e característicos 'bips' emitidos a cada leitura por infravermelhos do código de barras de um produto não são já uma mera ferramenta de gestão de inventários para fabricantes, fornecedores e retalhistas, mas 'saltaram' literalmente para as mãos dos cada vez mais exigentes e informados consumidores.

"A origem disto foi a necessidade de gerir compras e faturas muito complexas, pois deixou de se vender à unidade para passar a vender-se em grandes quantidades. Mas entretanto [o sistema] evoluiu, foi dando visibilidade à cadeia de valor, e tem hoje um papel importantíssimo na luta contra a contrafação, na rastreabilidade da segurança alimentar 'do prado ao prato' e na transparência da informação ao consumidor", salientou João de Castro Guimarães.

Assim, estão já hoje disponíveis aplicações que permitem ao consumidor (em loja ou nas plataformas digitais) usar o seu telemóvel ou outro dispositivo móvel para fazer a leitura de códigos de barras de produtos e obter todo um conjunto de informação adicional, desde os respetivos nutrientes, características, validade e origem até à presença de determinados alergénicos ou à oferta de um cupão promocional.

Intitulada 'SmartScan', esta aplicação acaba de ser lançada pela GS1 Portugal em parceria com a líder de soluções de 'mobile engagement' ScanBuy e permite ao consumidor aceder a informação de produto e a promoções e cupões, entre outras "interações inovadoras" com as marcas.

"No final da linha, é o consumidor que está a obrigar cada vez mais a isto, muitas vezes com influências anglo-saxónicas, que exigem muito ao nível da sustentabilidade e da pegada do carbono, por exemplo. O consumidor vai tendo uma maior literacia nestes assuntos e uma cada vez maior exigência, exigindo transparência e levado à necessidade de criar ferramentas que disponibilizem esses dados com qualidade", explicou.

Neste contexto, João de Castro Guimarães considera que "a informação do produto e a qualidade dos dados de uma empresa é, hoje, um ativo estratégico", pelo que "vai ter de passar a existir nas empresas um responsável por esta área - um 'chief data officer'-" que garanta um bom desempenho a este nível.

É que, alerta, se atualmente o consumidor português "ainda não exige muito", o facto é que "tem evoluído muitíssimo nos últimos anos" e o seu "nível de exigência tem crescido incomparavelmente".

"Com estas questões da Internet e do digital o português está cada vez mais a liderar as tendências europeias, o que está a despertar na camada mais jovem um grau de informação e de exigência muito grandes" a que as marcas têm de saber responder, disse.

A expansão registada ao longo das quatro décadas de vida, a nível internacional, da tecnologia de código de barras - que através de uma sequência de 13 dígitos estabeleceu um 'standard' (norma) único para a identificação dos produtos - traduz-se atualmente em cerca de cinco mil milhões de 'bips' (cada um representando a leitura de um código) por dia, tendo sido atingido em setembro de 2014 o marco dos 15 milhões de artigos registados.

Atualmente com cerca de 7.500 empresas de 20 setores associados, cujas faturações representam metade do Produto Interno Bruto (PIB) português, a GS1 Portugal é uma instituição de direito privado de utilidade pública, sem fins lucrativos, que integra a organização internacional GS1 (Global Standards 1), constituída por mais de 1,5 milhões de empresas associadas que operam em 150 países.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório