Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 19º

IMI mais alto bate à porta de quase cinco milhões de casas

Os proprietários de casas começam esta terça-feira a ser notificados relativamente à liquidação do IMI (Imposto Municipal Sobre Imóveis), que deverá ser pago a partir do mês de Abril. E as surpresas prometem ser muitas, por sinal, pouco agradáveis. Cerca de 4,9 milhões de habitações ficarão sujeitas ao imposto mais alto, avança a edição desta terça-feira do Jornal de Negócios.

IMI mais alto bate à porta de quase cinco milhões de casas
Notícias ao Minuto

07:25 - 26/02/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Impostos

Quase cinco milhões de casas vêem, este ano, o seu IMI engordar para o valor máximo, fruto do aumento do seu valor patrimonial tributário, que foi revisto no âmbito da avaliação geral de imóveis. E nem as habitações que foram reavaliadas já em 2013 escapam à subida de imposto.

Assim, são cerca de 4,9 milhões os proprietários de habitações que terão de puxar os cordões à bolsa para, a partir de Abril, pagar um IMI substancialmente mais elevado que o dos anos anteriores, sendo que deverão começar a receber a nota de liquidação já esta semana.

Refira-se que em alguns casos, e de acordo com as novas regras do Código do IMI, o valor patrimonial tributário das casas chegou a duplicar, ou mesmo a triplicar, o que, indelevelmente, se reflectirá no valor do imposto.

Embora o Governo tenha criado uma cláusula de salvaguarda para os anos de 2012 e 2013, que prevê que o IMI possa ser pago em 2013 e 2014, respectivamente, o Estado deverá amealhar mais 700 milhões de euros, passando a contar com uma receita total de IMI de 1,9 mil milhões, em detrimento dos anteriores 1,2 mil milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório