Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

A história de uma penhora que chegou 16 anos depois

Serviços do Estado acompanham processos em todo o país, mas a mudança de lei de 2009 já provocou vários mal-entendidos. Foi o caso da história de Alexandra, contada ao Jornal de Negócios.

A história de uma penhora que chegou 16 anos depois
Notícias ao Minuto

11:35 - 17/11/15 por Notícias ao Minuto

Economia Dívidas

Um erro de registo trouxe uma prenda desagradável a Alexandra A. muito tempo depois da conclusão da venda de um imóvel. Tudo começou em 1999, quando Alexandra vendeu uma casa na qual nunca chegou a viver: com os papéis assinados e o empréstimo liquidado, assumiu que tudo estava terminado.

O problema é que, dez anos depois, o correio trouxe más notícias. Devido a um erro do Estado, os gestores do condomínio exigiam o pagamento de vários meses de verbas em atraso, apesar de já não ser Alexandra a dona da casa.

Reconhecido o equívoco, o Julgado de Paz deu o caso como encerrado e descansou-a. Há um mês, mais de dezasseis anos depois da venda, chegou nova comunicação do tribunal a alertar para a penhora de quatro mil euros na conta, mais uma vez devido à falta de pagamento das mensalidades do condomínio.

Tudo era, afinal, uma falha da Administração Pública: a falta de atualização do Registo Predial fez com que os vizinhos assumissem que Alexandra era ainda a dona da habitação, quando na verdade as dívidas eram imputáveis ao novo proprietário.

O processo vai agora continuar na Justiça, para que Alexandra possa reaver os custos com advogados e tribunais. Em caso de absolvição, garante o Jornal de Negócios que as despesas serão pagas pelo condomínio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório