Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Ajuda do BCE fez disparar crédito à habitação na banca

Contexto muito favorável está a aumentar aposta do setor financeiro. Baixas taxas e alta liquidez fez crescer peso dos empréstimos para a compra de casa nos resultados.

Ajuda do BCE fez disparar crédito à habitação na banca
Notícias ao Minuto

11:05 - 16/11/15 por Notícias ao Minuto

Economia Financiamento

Os bancos portugueses estão a emprestar cada vez mais dinheiro aos portugueses para a compra de casas. Olhando para os resultados apresentados pelas maiores instituições financeiras, o crédito à habitação cresceu de forma clara com a ajuda do programa de compra de ativos do BCE, que reduziu o custo médio de financiamento e aumentou a liquidez.

Com as taxas de juro em níveis historicamente baixos e com a garantia de financiamento do regulador, os bancos estão a oferecer condições cada vez mais vantajosas e os clientes aproveitam. Olhando para o Santander Totta e para a Caixa Geral de Depósitos, o crédito à habitação praticamente duplicou nos primeiros nove meses deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

O Millenium BCP registou um aumento mais moderado, de 53% e o BPi não revela os valores da carteira de crédito à habitação. O Novo Banco não tem ainda dados conhecidos para este ano. A maior quantidade de dinheiro emprestado baseia-se nos juros baixos, que se mantêm aliciantes mesmo com a aplicação dos spreads de cada banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório