Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Desde 2011 que não havia menos de 5 milhões de desempregados em Espanha

O número de desempregados em Espanha desceu no terceiro trimestre do ano para 4,85 milhões de pessoas, abaixo dos cinco milhões pela primeira vez desde o mesmo trimestre de 2011, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística espanhol.

Desde 2011 que não havia menos de 5 milhões de desempregados em Espanha
Notícias ao Minuto

10:40 - 22/10/15 por Lusa

Economia Estatística

De acordo com o Inquérito de População Ativa divulgado hoje pelo INE espanhol, a taxa de desemprego no país desceu 1,2 pontos percentuais só no meses de julho, agosto e setembro, ficando agora nos 21,18%. Tal como no caso do número total de pessoas sem emprego, também a taxa de desemprego está em valores de 2011.

O número de pessoas com ocupação em Espanha também subiu. No terceiro trimestre criaram-se mais 182,2 mil postos de trabalho, elevando o total para 18,04 milhões de empregados. Também é necessário recuar a 2011 para encontrar valores acima dos 18 milhões.

Ainda assim, analisando os números desde que o atual Governo entrou em funções (dezembro de 2011), o executivo de Mariano Rajoy - que em menos de dois meses enfrenta eleições gerais - deixa menos 100 mil pessoas empregadas do que há quatro anos.

Os dados do INE também indicam que a subida do emprego neste trimestre assenta no aumento do emprego temporário. Entre julho e setembro, criaram-se 205 mil empregos temporais.

Por outro lado, a taxa de temporalidade (percentagem de trabalhadores temporários face ao total da população que recebe salário) atingiu o valor mais alto em Espanha desde finais de 2008: 26,6%. Ou seja, um em cada quatro assalariados em Espanha tem um trabalho temporário.

A contribuir para a taxa de desemprego está o facto de a população ativa espanhola também ter caído no trimestre em 116 mil pessoas. O número de pessoas com idade e capacidade para trabalhar está abaixo dos 23 milhões (num total de cerca de 45 milhões de habitantes em Espanha), também o valor mais baixo desde inícios de 2008.

De acordo com dados da OCDE divulgados na segunda-feira, Espanha lidera - destacada - a lista de países com mais desemprego registado nos últimos meses. Em agosto, indicou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Espanha tinha o triplo da média de desemprego dos 34 países mais desenvolvidos e o dobro da média europeia.

No desemprego juvenil, Espanha apresenta os piores dados de toda a OCDE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório