Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Dos 1.200 alojamentos locais na Madeira, só 245 estarão registados

A Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura da Madeira estima que o arquipélago tenha 1.200 unidades de alojamento local, mas apenas 245 estão registadas, disse hoje na Assembleia Legislativa o secretário regional Eduardo Jesus.

Dos 1.200 alojamentos locais na Madeira, só 245 estarão registados
Notícias ao Minuto

16:13 - 13/10/15 por Lusa

Economia Turismo

O governante falava durante a apreciação, na generalidade, da proposta de decreto legislativo regional que adapta à região o regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local.

O Governo Regional estima que estas unidades turísticas na região representem 4.500 a 4.800 camas, ou seja, 16% da oferta regional, localizada principalmente na costa sul da Madeira, nos concelhos do Funchal e da Calheta.

Eduardo Jesus realçou a necessidade de tornar "transparente" esta oferta turística que não está registada e que deve merecer a atenção, até porque "nada fazer seria pior".

"Temos consciência de que este problema existe e temos a obrigação de o tratar", concluiu.

O parlamento madeirense apreciou também o diploma que adapta à região o regime de incentivos do Estado à comunicação social, tendo o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, adiantado que três empresas regionais já se candidataram a estes incentivos dirigidos para empresas de natureza privada.

Sérgio Marques revelou que os incentivos para a Madeira, para este ano, totalizam os 90 mil euros e sublinhou que a região passa a gerir essa verba, quando antes era o Governo da República.

O secretário revelou ainda que o Governo Regional está a ponderar ainda se privatiza em conjunto a Rádio Jornal da Madeira (RJM) e o Jornal da Madeira (JM) ou se venderá em separado o alvará da RJM. Até ao final do ano será anunciada a decisão.

A Assembleia Legislativa da Madeira apreciou ainda os decretos legislativos regionais que adaptam à região o regime de acesso e exercício de profissões e de atividades profissionais e o sistema de certificação energética dos edifícios e serviços.

Foram aprovados por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento do jornalista Luís Miguel França e outro de congratulação pela nomeação do madeirense José Manuel Carvalho (natural do Porto da Cruz) para bispo de Setúbal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório