Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Endesa é desde julho líder entre grandes consumidores de eletricidade

A Endesa é desde julho líder do segmento de grandes consumidores de eletricidade, com uma quota de 26,5%, tendo a EDP Comercial perdido a liderança de mercado neste segmento, de acordo com o relatório da ERSE.

Endesa é desde julho líder entre grandes consumidores de eletricidade
Notícias ao Minuto

06:23 - 13/10/15 por Lusa

Economia Energia

Em julho, além da espanhola Endesa, também a GN Fenosa reforçou a quota junto dos grandes consumidores, de 7,5% para 9,6%, enquanto a EDP Comercial perdeu terreno de 27,6% para 22,7%, passando assim a ser o segundo fornecedor deste segmento.

Os grandes consumidores são clientes cujas instalações estão ligadas às redes de muito alta tensão, com um consumo médio de 25 Gigawatt hora (GWh) por ano, o equivalente a cerca de 8.330 clientes domésticos.

No seu resumo informativo mensal sobre o mercado de eletricidade, a Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) dá conta de um total de cerca de 4,18 milhões de clientes em regime de mercado no final de agosto, o que representa um crescimento 36% em termos homólogos.

O consumo de eletricidade no mercado livre atingiu os 39.237 GW, mais cerca de 11% face ao homólogo, o que representa 88,2% do consumo total registado em Portugal continental.

A EDP Comercial manteve a sua posição como o principal operador no mercado livre em número de clientes (84,5% do total) e em consumos (cerca de 43,3% dos fornecimentos no mercado livre).

A quase totalidade dos grandes consumidores está já com fornecimentos em regime de mercado, enquanto a percentagem de domésticos continua a aumentar, representando em agosto 73% do consumo total do segmento, face aos 54% registados em agosto de 2014.

No final de agosto, cerca de 1,7 milhões clientes permaneciam a ser abastecidos por um comercializador de último recurso (CUR), com a aplicação de tarifas transitórias.

Estes consumidores dispõem de um período transitório até 31 de dezembro de 2017 para escolherem um novo fornecedor de eletricidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório