Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Ministros do G20 aprovam plano contra fuga aos impostos

Os ministros das Finanças das economias mais importantes do mundo deram hoje 'luz verde' a um novo plano para combater a otimização fiscal das empresas multinacionais, que faz os países perderem milhares de milhões de euros todos os anos.

Ministros do G20 aprovam plano contra fuga aos impostos
Notícias ao Minuto

20:15 - 09/10/15 por Lusa

Economia Empresas

O plano visa acabar com as lacunas legislativas em termos fiscais de que as multinacionais fazem uso para reduzir o pagamento de impostos e foi adoptado pelos ministros das Finanças do G20, o grupo das principais economias industrializadas e emergentes, numa reunião em Lima, no Peru.

O acordo acontece quase um ano após o escândalo 'LuxLeaks, que revelou que o Luxemburgo fez durante anos acordos secretos com mais de 300 multinacionais, que assim reduziram o pagamento de impostos noutros países europeus, privando-os de receitas fiscais que lhes eram devidas.

O vice-primeiro ministro turco, Cevdet Yilmaz, que hoje deu conta do acordo em Lima, afirmou que este é um "momento histórico" para a luta contra a elisão fiscal, mas disse também que ainda há muito a fazer em termos técnicos.

Já a organização internacional não governamental Oxfam criticou o plano, considerando que não tem a garra suficiente.

Para a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), que calcula que os governos perdem entre 100 e 240 mil milhões de dólares por ano (entre 88 e 211 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) com as empresas que enganam o sistema, o plano irá "acabar com a brincadeira".

Este visa aplicar-se a empresas internacionais com receita de, pelo menos, 750 milhões de euros e quer obrigá-las a pagar impostos no país em que a sua atividade principal se baseia.

Os líderes do G20 devem dar a aprovação final ao plano hoje acordado pelos ministros das Finanças numa cimeira, em novembro, na Turquia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório