Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

INE: Saldo positivo de trocas com Angola desce 67% em agosto

O saldo da balança comercial entre Portugal e Angola diminuiu 67%, para 78 milhões de euros, devido à enorme subida das importações de petróleo em agosto, que se explica pela quase ausência de compras no período homólogo.

INE: Saldo positivo de trocas com Angola desce 67% em agosto
Notícias ao Minuto

16:14 - 09/10/15 por Lusa

Economia Balança comercial

"O acréscimo significativo [das compras de Portugal a Angola] está relacionado com a importação de 'Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto condensados de gás natural)' com origem neste país, que no mês de agosto de 2014 não ocorreu", explicou o Instituto Nacional de Estatística à Lusa quando questionado pela Lusa sobre os dados na sua página na Internet.

Em causa está o valor das importações angolanas, que em agosto de 2014 foi de apenas 334 mil euros, e em agosto deste ano disparou 27.808% para 93,2 milhões de euros, o que influencia decisivamente a balança comercial entre os dois países.

A explicação, assim, está na ausência de compras de petróleo, nomeadamente por parte da Galp, que já no princípio deste ano tinha avançado à Lusa que tem uma carteira de fornecedores aos quais compra em função das condições de mercado, em especial o preço.

Como Angola, no verão passado, não baixou os preços tão rapidamente quanto outros países fornecedores da Galp, a petrolífera nacional optou por comprar o crude a outros países fornecedores que desceram os preços.

Olhando para os números dos outros países lusófonos em África, o destaque vai para a descida de mais de 40% das compras à Guiné Equatorial, que passaram de 83 milhões, em agosto do ano passado, para 50,1 milhões, neste agosto.

Juntando a totalidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), a balança comercial destes países com Portugal é favorável ao país europeu, mas cai 51,4%, uma descida explica quase totalmente pelo aumento das importações de Angola neste mês em particular.

O saldo passou, assim, de 283 milhões de euros para 137,8 milhões, sendo o saldo das trocas comerciais positivo para Portugal em todos os países, com exceção da Guiné Equatorial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório