Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Exportações e importações sobem no trimestre terminado em agosto

As exportações de bens aumentaram 5,8% e as importações 2,4% no trimestre terminado em agosto de 2015, face a igual período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de estatística (INE).

Exportações e importações sobem no trimestre terminado em agosto
Notícias ao Minuto

11:19 - 09/10/15 por Lusa

Economia INE

Segundo o INE, em termos das variações homólogas mensais em agosto as exportações de bens aumentaram 3,3% e as importações de bens subiram 1,7% face ao mês homólogo (+4,8% e -0,9% em julho de 2015, respetivamente).

O défice da balança comercial diminuiu 331,1 milhões de euros para 2.425,7 milhões de euros e a taxa de cobertura aumentou para 83,9%, mais 2,7 pontos percentuais face ao período homólogo.

O INE divulgou também hoje que no primeiro semestre de 2015 os veículos e outro material de transporte foram os principais responsáveis pelo acréscimo registado nas importações globais.

As importações deste tipo de bens aumentaram 21,4% face ao mesmo período de 2014, mantendo assim a tendência registada em 2013 e 2014, após acentuadas reduções em 2011 e 2012.

No que se refere às variações homólogas mensais, o INE atribui o aumento de 3,3% das exportações sobretudo ao comércio intra-UE, devido em especial ao acréscimo verificado nas máquinas e aparelhos, outros produtos e veículos e outro material de transporte, dado que o comércio extra-UE apresentou uma diminuição.

As importações também aumentaram 1,7%, em resultado da evolução do comércio Intra-UE, generalizada à quase totalidade dos grupos de produtos, mas em especial nos veículos e outro material de transporte, plásticos e borrachas e produtos químicos, uma vez que as importações extra-UE diminuíram.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em agosto as exportações aumentaram 6,1% e as importações 5,4% (respetivamente mais 5,5% e mais 5,7% em julho de 2015).

No que se refere às variações face ao mês anterior, em agosto as exportações caíram 28,8%, sobretudo devido à evolução do comércio intra-UE, traduzindo a queda na quase totalidade dos grupos de produtos, mas sobretudo nos veículos e outro material de transporte e máquinas e aparelhos.

Igualmente, as importações também caíram 21,9%, essencialmente devido ao decréscimo verificado no comércio intra-UE, registado na generalidade dos grupos de produtos, em especial nos veículos e outro material de transporte, máquinas e aparelhos e metais comuns.

Em agosto, o comércio internacional de bens regista tradicionalmente um abrandamento face ao mês anterior, devido à paragem de laboração de algumas empresas durante o período de férias, sublinha o INE.

Analisando apenas o comércio intracomunitário, no trimestre terminado em agosto, as exportações aumentaram 6,8% e as importações 7,8%, face ao período homólogo, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 78,8% e um défice de 2.409,5 milhões de euros.

Em agosto, as exportações intra-UE aumentaram em termos homólogos 5,1% (5,6% no mês anterior), devido fundamentalmente ao aumento das máquinas e aparelhos, outros produtos e veículos e outro material de transporte, assim como as importações subiram 4,3% (4,2% no mês anterior), refletindo a evolução generalizada de quase todos os grupos de produtos.

Face a julho, as exportações intra-UE caíram 32,1%, comportamento registado na quase totalidade dos grupos de produtos, assim como as importações 24,7%, o que traduz a queda verificada na generalidade dos grupos de produtos.

Quanto ao comércio extracomunitário, no trimestre em causa as exportações subiram 3,4% e as importações caíram 11,3%, em termos homólogos, o que resultou num défice de 16,2 milhões de euros e numa taxa de cobertura de 99,6%.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações Extra-UE aumentaram 5,8% e as importações avançaram 5,5% atingindo o saldo da balança comercial um excedente de 1.014,9 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 148,6%.

Em agosto, as exportações para os países terceiros diminuíram 0,5% face a agosto de 2014, sobretudo devido ao comportamento dos combustíveis minerais e metais comuns e as importações caíram 4,8%, principalmente devido aos combustíveis minerais.

Em termos de variações mensais, em agosto as exportações extra-UE diminuíram 20,3% face a julho, devido ao comportamento da quase generalidade dos grupos de produtos, destacando-se os combustíveis minerais, veículos e outro material de transporte e madeiras e cortiça.

As importações diminuíram 12,9%, em resultado da evolução da quase totalidade dos grupos de produtos, principalmente nos combustíveis minerais, matérias têxteis e plásticos e borrachas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório