Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Proprietários de Audi podem saber se veículos têm 'software' poluente

Os proprietários de automóveis Audi em Portugal podem saber no 'site' da marca se o veículo tem o 'software' que provocou um escândalo de emissões poluentes na Volkswagen, informou hoje a Audi Portugal.

Proprietários de Audi podem saber se veículos têm 'software' poluente
Notícias ao Minuto

20:07 - 08/10/15 por Lusa

Auto Veículos

Em comunicado hoje emitido, a Siva, representante da marca em Portugal, que pertence ao grupo Volkswagen, informou que os seus clientes "já podem consultar, no 'site' da marca, informação sobre o seu veículo e ficar a saber se ele foi afetado pelo 'software' que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto durante os testes de dinamómetro".

Para isso, os proprietários destes veículos devem inserir o número do chassis numa plataforma disponibilizada no 'site' www.audi.pt ou então pedir esta informação através do número telefónico 800308030.

A empresa refere que os clientes "serão oportunamente informados sobre as soluções a serem adaptadas nos seus veículos" e acrescenta que os modelos afetados são os Audi com os motores TDI de 1.6 litros ou 2.0 litros Diesel do tipo EA 189 e certificados de acordo com a norma padrão europeia de emissões EU5, garantindo que "estes veículos continuam a poder circular em condições tecnicamente seguras, sem quaisquer restrições".

Além disso, a Audi indica que os motores TDI de 1.6 litros e 2.0 litros Diesel certificados de acordo com a nova norma de emissões EU6 não são afetados, bem como os motores V6 e V8 TDI, independentemente de estarem certificados de acordo com a norma EU5 ou EU6.

A SIVA, que representa o grupo Volkswagen em Portugal, colocou no 'site' da Volkswagen e da Skoda um sistema que, através da identificação do número de chassis, permite aos proprietários saber se o seu carro tem ou não o 'kit' manipulador de emissões de gases poluentes.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou no passado dia 18 de setembro a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado em veículos a diesel.

Dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório