Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Falta de acordo para Orçamento pode congelar austeridade

Afastamento entre partidos gera incerteza nas contas nacionais. Caso forças políticas não cheguem a acordo, medidas implementadas pela coligação poderão cair em breve.

Falta de acordo para Orçamento pode congelar austeridade
Notícias ao Minuto

07:54 - 08/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Cortes

Os salários e as pensões cortadas pelo Governo PSD/CDS podem voltar aos valores anteriores já no início do ano. Segundo o Jornal de Negócios, a possibilidade está em aberto devido à possível ausência de um acordo para o Orçamento do Estado de 2016, que significa a reversão das medidas extraordinárias inscritas no documento do ano passado.

Caso não exista um acordo entre os partidos com assento na Assembleia da República nas próximas semanas, janeiro trará uma atualização automática de dois milhões de pensões de reforma e a contribuição extraordinária de solidariedade e sobretaxa do IRS irão desaparecer.

O Executivo deverá depois entrar em regime de duodécimos, garantindo a autogestão da despesa pública de acordo com os limites do ano anterior. O Estado ficaria assim limitado a gastos mensais equivalentes a 1/12 do total de 2015.

A próxima sexta-feira deverá ser decisiva para o futuro próximo das contas públicas, com a reunião entre os líderes dos principais partidos nacionais a prometer novidades para a estabilidade governativa nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório