Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Novo Banco lançou nova emissão de obrigações hipotecárias

O Novo Banco cancelou hoje uma emissão de obrigações hipotecárias de 2007 e anunciou novas emissões com um valor global mais elevado e maturidades mais longas.

Novo Banco lançou nova emissão de obrigações hipotecárias
Notícias ao Minuto

21:34 - 07/10/15 por Lusa

Economia CMVM

Num comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição liderada por Stock da Cunha disse que hoje "procedeu ao cancelamento" de obrigações hipotecárias emitidas em 2007, em três séries de mil milhões de euros cada um e que tinham como maturidade 2017 e 2018.

Já "na sequência deste cancelamento", o Novo Banco refere que "estabeleceu, com os seus ativos hipotecários, no dia 05 de outubro de 2015, um novo programa de obrigações hipotecárias" e diz que hoje procedeu à emissão de quatro séries, no total de 3.700 milhões de euros. Estas séries têm maturidade em 2018, 2019, 2020 e 2022.

As obrigações hipotecárias são títulos garantidos por hipotecas (caso de imóveis).

Neste caso, as obrigações deste novo programa no valor de 3,7 mil milhões de euros não são subscritas por investidores, pelo menos para já, tendo como principal objetivo ficar no balanço do banco que as pode usar como garantia para conseguir financiamento junto do Banco Central Europeu (BCE).

Hoje foi também conhecido que o Governo autorizou a manutenção da garantia pessoal do Estado ao empréstimo bancário contraído pela Madeira junto do BES, atualmente Novo Banco, na ordem dos 438 milhões de euros.

A manutenção desta garantia do Estado era necessária porque o Novo Banco pretende alterar o respetivo contrato mútuo, convertendo o empréstimo bancário num de caráter obrigacionista, "emitindo a Região Autónoma da Madeira, para o efeito, obrigações pelo valor utilizado do empréstimo", refere o despacho publicado em Diário da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório