Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

PT Portugal avança com cortes a ajudas de custo aos funcionários

"Nunca aconteceu na história da empresa sermos informados de uma decisão que afeta os trabalhadores", refere o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo PT, Jorge Félix.

PT Portugal avança com cortes a ajudas de custo aos funcionários
Notícias ao Minuto

17:04 - 07/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Salários

O chairman da PT Portugal, Armando Pereira, tinha garantido que os salários dos trabalhadores não iam ser mexidos. Contudo, a empresa já informou aos sindicatos que os cortes vão realmente acontecer no que concerne às ajudas de custo em deslocações, segundo o Dinheiro Vivo.

“Nunca aconteceu na história da empresa sermos informados de uma decisão que afeta os trabalhadores”, explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Grupo PT, Jorge Félix.

A empresa apresentou uma nova tabela em que “vão reduzir os valores pagos pela agora Meo (antiga PT Comunicação) – onde está concentrada a maioria dos trabalhadores da empresa – de ajudas de custo, em vigor desde 2007, sem qualquer negociação, dando o facto como consumado”.

A nova tabela pretende a uniformização dos valores pagos aos mais de 11 mil trabalhadores. Em média, numa deslocação o trabalhador recebia para o pequeno-almoço 1,99 euros, agora recebe dois euros. Ao almoço recebia entre 7,97 e 12,41 euros, agora passa a ganhar 7,5 euros. O valor do jantar mantém-se fixo nos dez euros.

Além de que o funcionário já não tem direito a despesas para alojamento. A PT Portugal também alterou o conceito de deslocação. “Quem está na empresa recebe um subsídio de refeições de 8,5 euros, mais do que quem tem de se deslocar em trabalho”, revela.

Mas para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da PT o caso mais grave era o referente à chamada ajuda de custo completa (alojamento e alimentação), valor entre 51,29 e 59,64 euros. "Deixa de existir", diz Jorge Félix.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório