Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Para tapar 'buraco' serão precisos mais 700 milhões de austeridade

Novo Executivo tem de compensar ‘buraco’ identificado no Programa de Estabilidade. Poupança na Segurança Social poderá ser a solução.

Para tapar 'buraco' serão precisos mais 700 milhões de austeridade
Notícias ao Minuto

08:45 - 07/10/15 por Notícias ao Minuto

Economia Saldo estrutural

O novo Governo ainda não tomou posse, mas já tem vários dossiers difíceis para resolver. Além da aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano, é preciso compensar a falta de 700 milhões de euros no saldo estrutural, que terá de passar de 0,9% para 0,5% do PIB.

Considerado o balanço base das contas públicas, que exclui os efeitos da variação económica e das medidas extraordinárias, o saldo estrutural está ainda acima do objetivo previsto no Programa de Estabilidade. Por isso, o novo Executivo tem de convencer os restantes partidos da Assembleia a aprovar um pacote de medidas com valor total de 700 milhões de euros para os cofres do Estado.

A solução poderá ser a poupança na Segurança Social prometida pela coligação PSD/CDS a Bruxelas. O governo liderado por Passos Coelho e Paulo Portas comprometeu-se a cortar 600 milhões, assegurando ao Jornal de Negócios que não planeia reduzir pensões em pagamento.

As dificuldades criadas pela falta de maioria absoluta nas eleições legislativas do último domingo podem, no entanto, colocar em risco a manutenção dos compromissos assumidos, uma vez que todas as medidas económicas têm de ser discutidas e aprovadas pelos principais partidos da oposição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório