Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal vai emitir mais dívida para compensar 'buraco' do Novo Banco

Agência que gere a tesouraria do Estado já tem estratégia para contrariar falhanço na venda do banco de transição. Até ao final do ano vão ser lançados “um a dois leilões”.

Portugal vai emitir mais dívida para compensar 'buraco' do Novo Banco
Notícias ao Minuto

11:36 - 06/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Leilão

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) já tem um plano para compensar os 3.900 milhões de euros em falta após a suspensão da venda do Novo Banco. Numa nota divulgada através do site oficial, o IGCP informa que “prevê a realização de um a dois leilões de Obrigações do Tesouro, sendo esperadas colocações de 750 a 1000 milhões de euros por leilão”.

Os 2.000 milhões de euros adicionais fazem aumentar o total de financiamento previsto no último trimestre do ano para quase 6.000 mil milhões de euros, juntando os leilões de longo prazo aos de títulos de dívida com maturidades mais curtas. No calendário do IGCP estão previstas três emissões com prazos até 11 meses, em outubro, novembro e dezembro, com montantes indicativos entre os 1.000 e os 1.250 milhões de euros.

Deverá também confirmar-se o congelamento dos reembolsos antecipados ao FMI até ao final do ano, adiando os pagamentos até existir maior liquidez nos cofres do Estado. Recorde-se que este ano, Portugal já pagou 8.400 milhões de euros emprestados pelo Fundo Monetário Internacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório