Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Desconto no IMI pode ser mais benéfico para os mais ricos

Redução do imposto sobre imóveis está a causar polémica. Possibilidade de pagar menos está em aberto para as famílias com mais posses.

Desconto no IMI pode ser mais benéfico para os mais ricos
Notícias ao Minuto

13:30 - 05/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Ajuda

Está lançada a polémica em torno da redução do IMI para as famílias mais numerosas. As várias interpretações à nova medida estão a provocar a discórdia, devido à possibilidade de existir um benefício não-intencional aos mais ricos.

Tendo em conta que o critério para o alívio é o número de dependentes, muitos juristas já colocaram a hipótese de surgir uma recompensa para as famílias de maiores posses, que podem sustentar com mais facilidade um maior agregado. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, utilizou este argumento como justificação alegando que “em cidades como o Porto, a medida deixaria de fora a parte da população menos favorecida”.

Recorde-se que o Governo introduziu no Orçamento do Estado para este ano a possibilidade de os municípios reduzirem o Imposto Municipal sobre Imóveis para as famílias com filhos, com uma descida máxima de 10% para os agregados com um dependente, 15% para as que tenham dois e 20% de alívio para as famílias com três filhos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório