Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Crowdfunding: um negócio já legalizado, mas longe de rentável

A lei dita limites máximos para os contributos feitos por quem quer ajudar.

Crowdfunding: um negócio já legalizado, mas longe de rentável
Notícias ao Minuto

09:20 - 04/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Fundo

A recorrência a plataformas para angariação de fundos ou financiamento conjunto torna-se cada vez mais comuns para pessoas que acreditam ter ideias revolucionárias, mas a quem falta o impulso financeiro para que andem para a frente.

Em Portugal, a PPL, mas conhecida como Crowdfunding, é o melhor exemplo. Ali, já se angariou um total de 1,2 milhões de euros, havendo projetos que obtiveram financiamentos superiores a 20 mil euros.

No entanto, estes são números bastante tímidos, quando comparados com projetos semelhantes como o Kickstarter ou o Indiegogo, onde ideias como uma geladeira portátil com colunas angariou 12 milhões de euros.

Segundo o Público, este setor movimentou um total de 217 milhões de euros no ano passado, a nível europeu. Dado o crescimento contínuo destes projetos, em Portugal, já foram criadas leis para garantir o cumprimento de certos requisitos.

A lei abrange desde donativos a investimentos, passando por recompensas e empréstimos, e dita também certas obrigações para quem quer contribuir, nomeadamente um limite máximo para o contributo, cujo valor o Público não conseguiu apurar junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório