Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Não se deve vender o Novo Banco ao desbarato"

O presidente do BIC Portugal, Luís Mira Amaral, em entrevista ao Diário Económico, deixou alertas para a venda do Novo Banco.

"Não se deve vender o Novo Banco ao desbarato"
Notícias ao Minuto

22:06 - 03/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Mira Amaral

“Percebo as preocupações do Banco de Portugal e até do Governo. Dou-lhe o exemplo da experiência do BPN: foi um erro crasso do Governo PS deixar o BPN ser gerido em situação transitória pela CGD durante três anos e meio. A lição óbvia do BPN é que passou a haver uma gestão transitória do banco”, começa por afirmar.

Para Mira Amaral, “a lição do BPN leva a dizer que não se deve vender o Novo Banco ao desbarato, mas deve ser vendido o mais rapidamente possível porque é sempre mau para uma empresa, ainda mais para um banco, ser mantido numa situação transitória”.

“Convém vender, mas não quer dizer que seja amanhã, convém é ser vendido a tempo e horas”, acrescenta.

Já sobre o seu banco revela que o BIC “tem financiado as boas empresas nacionais” no entanto, “não há tantas como gostariam”. “Temos um nicho que diria ser a nossa vantagem em relação a outros bancos – as relações com Angola”, refere.

“A economia portuguesa precisa de investimento direto estrangeiro como de pão para a boca. Na altura mais aguda da crise, em que tínhamos cá a troika, os mercados externos fecharam-se praticamente a Portugal. Logo, o investimento que tivemos cá nessa fase foi basicamente angolano e chinês”, revela.

Mira Amaral afirma ainda que “se investimos em Angola é do nosso interesse que os angolanos invistam em Portugal porque assim arranjamos uma cumplicidade estratégica. Quanto mais os angolanos estiverem presentes na economia portuguesa mais protegidos estaremos em Angola”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório