Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Volkswagen: "'Made in Germany' deixou de ser o que era"

O economista Teixeira dos Santos comentou ao Diário de Notícias o escândalo da Volkswagen, que modificou os testes de emissões de gases nos motores a diesel.

Volkswagen: "'Made in Germany' deixou de ser o que era"
Notícias ao Minuto

20:55 - 03/10/15 por Notícias Ao Minuto

Auto Fernando Teixeira

"Mais grave que a queda das ações é a queda da confiança dos consumidores em marcas que durante mito tempo foram referências no seu mercado. O dano reputacional afeta também a imagem de rigor e exigência da própria Alemanha. 'Made in Germany' deixou de ser o que era", considera o economista, referindo-se aos 11 milhões de proprietários que foram afetados pelo escândalo.

Contudo, recorda que "este não é um caso isolado. Nos últimos anos, e basta recuar ao início do novo milénio, fomos chocados com escândalos semelhantes. A Enron, a Parmalat, a Worldcom, são exemplos de fraude contabilística".

"A crise que nos afeta desde 2007 revelou fragilidades de muitas instituições bancárias a quem confiamos as nossas poupanças", admite.

Teixeira dos Santos refere ainda que se "tornou evidente que nem a regulação destas atividades é perfeita nem a sua supervisão é capaz de detetar todos os problemas. A justiça tem-se revelado lenta a sancionar os responsáveis".

"Mas, como diz o ditado, a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima", termina.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório