Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Garantidos fundos a empresas com projetos de qualidade

Comissão de gestão do programa Portugal 2020 quer facilitar a vida aos empresários nacionais. Propostas com classificação elevada vão ter financiamento assegurado.

Garantidos fundos a empresas com projetos de qualidade
Notícias ao Minuto

09:40 - 01/10/15 por Notícias ao Minuto

Economia Apoio

As candidaturas ao Portugal 2020 com qualidade comprovada vão passar a ter financiamento garantido. Ao contrário do que acontecia anteriormente, o Governo passa a assegurar a transferência de fundos europeus para os projetos classificados com 3,5 numa escala de 1 a 5, independentemente da quantidade de dinheiro pedida.

“Não faz sentido dizer a um promotor que o seu projeto é bom, mas que tem de esperar um ano para lhe arranjarmos dinheiro”, garante o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, acrescentando que “não há dificuldade em antecipar sistemas de incentivo”. “Queremos fazer um choque de investimento”, afirmou Manuel Castro Almeida, em declarações ao Diário Económico.

A decisão de facilitar a vida aos empresários portugueses foi tomada ontem pela Comissão Interministerial de Coordenação do Portugal 2020 e entrará em vigor já hoje, a apenas dois dias das legislativas.

Foi também recomendado que seja garantida a colocação em concurso de 70% dos fundos disponíveis através do novo quadro de apoio europeu até setembro do próximo ano, de forma a garantir a avaliação antecipada dos projetos. No total, o Portugal 2020 vai disponibilizar 3,8 mil milhões de euros às empresas lusas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório