Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

BPI avança com separação dos negócios que tem Angola

O banco prepara a transferência para os seus acionistas da participação que tem no Banco de Fomento Angola

BPI avança com separação dos negócios que tem Angola
Notícias ao Minuto

18:07 - 30/09/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Banco

O BPI vai separar os negócios que tem em África, incluindo a participação de 50,1% no Banco Fomento Angola, para reduzir a exposição do banco a África, como exigido pelo Banco Central Europeu.

Em comunicado, dão conta que os acionistas do BPI vão assim receber títulos da nova sociedade que será cotada na bolsa de Lisboa.

"Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários o Banco BPI, S.A. (adiante Banco BPI) informa que nesta data, e tendo em vista solucionar a ultrapassagem do limite dos grandes riscos de que o Banco deu nota no comunicado ao mercado de 16 de Dezembro de 2014, foi aprovado pelo Conselho de Administração um Projeto de Cisão Simples do Banco BPI. O referido Projeto, após ser submetido a parecer do órgão de fiscalização da Sociedade e de um Revisor Oficial de Contas independente e ser registado na Conservatória do Registo Comercial, será submetido a aprovação em Assembleia Geral dos Acionistas, a convocar proximamente, sendo igualmente assegurado o direito de oposição de credores, nos termos da lei", refere o banco liderado por Fernando Ulrich no comunicado enviado à CMVM.

A Nova Sociedade terá um capital social de 46 milhões de euros, dividido em 1.450.827.827 ações ordinárias, escriturais, nominativas, sem valor nominal, o que significa que, na data de produção de efeitos da cisão, será atribuída aos acionistas do Banco BPI uma ação da Nova Sociedade por cada ação do Banco BPI detida.

Além de alertar que este projeto de cisão só avança depois das necessárias autorizações (quer dos acionistas, quer dos credores, quer dos reguladores), o banco avançou ainda com uma outra novidade ao mercado.

"O Conselho de Administração tomou conhecimento de uma manifestação de interesse em adquirir uma participação minoritária no capital social do BFA", revelou.

E acrescentou: "A esse propósito, e sem prejuízo do prosseguimento do processo da operação de cisão acima referida, o Conselho de Administração manifestou a sua disponibilidade para receber e analisar uma proposta que concretize a referida manifestação de interesse, bem como propostas de outras entidades que permitam alcançar uma solução para a situação referida no primeiro parágrafo".

Ora, no primeiro parágrafo mencionado no comunicado disponibilizado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) o BPI explicou que este projeto de cisão tem por objetivo "solucionar a ultrapassagem do limite dos grandes riscos" relacionados com a operação angolana do banco, depois de terem sido revistas as regras europeias sobre a exposição de instituições bancárias da União Europeia (UE) a entidades que atuam noutros países.

[Notícia atualizada às 18h27]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório