Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

As famílias já dão quase tanto dinheiro ao Estado como o FMI

Peso das famílias é cada vez maior nas contas públicas. Novo produto de poupança anunciado após o Conselho de Ministros da semana passada poderá ajudar à ultrapassagem.

As famílias já dão quase tanto dinheiro ao Estado como o FMI
Notícias ao Minuto

09:05 - 28/09/15 por Notícias ao Minuto

Economia Financiamento

As famílias portuguesas já têm praticamente o mesmo peso no financiamento do Estado que o Fundo Monetário Internacional. O aumento do rendimento disponível trouxe de volta a aposta nos produtos de poupança públicos, equilibrando o impacto do mercado do retalho com o terceiro maior credor da dívida nacional.

Os dados da Agência Nacional da Tesouraria e da Dívida Pública mostram que ao longo dos últimos três anos, a subscrição de Certificados de Aforro e do Tesouro têm aumentado: no final de 2012, eram equivalentes a 5,7% da dívida nacional, mas hoje em dia já chegam a 8,9% do total, noticia o Diário Económico.

Graças aos pagamentos antecipados, a dívida ao FMI tem realizado o caminho inverso. Após o pedido de resgate, em 2011, a instituição liderada por Christine Lagarde passou a ser credora de 11% do dinheiro devido por Portugal. Segundo os últimos dados disponíveis, em agosto deste ano a dívida ao FMI tinha caído para 9,2% do valor global.

Com o anúncio de um novo produto financeiro do Estado, prevê-se que as famílias ultrapassem o Fundo Monetário Internacional já nos próximos meses. As Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável foram criadas, segundo a Ministra das Finanças, para “ajudar as famílias a poupar”, mas poderão ter o efeito final de fazer o mercado do retalho ganhar maior importância do que FMI no financiamento público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório