Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Citibank mostra 'cartão vermelho' à economia portuguesa

Analistas do banco norte-americano estão mais pessimistas quanto ao futuro nacional. Banco deixa também recados para os partidos e eleitores.

Citibank mostra 'cartão vermelho' à economia portuguesa
Notícias ao Minuto

13:58 - 24/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Previsão

O Citibank reviu em baixa o crescimento português no próximo ano. Apesar da recuperação nacional, o banco norte-americano penalizou o abrandamento de alguns dos maiores parceiros externos portugueses, como a China, Angola e Brasil.

Em 2016, os analistas do banco esperam agora um aumento do PIB de 1,7%, o mesmo crescimento calculado para o final deste ano. A previsão para 2015 continua a ser, ainda assim, mais otimista do que os números do governo, que apontam para um crescimento de 1,6% em comparação com o final do ano passado.

De acordo com o Jornal de Negócios, o comunicado divulgado pelo Citibank alerta que o "cenário central aponta para que os partidos da coligação permaneçam como o maior grupo parlamentar", avisando os eleitores que o cenário futuro pode mudar para pior. O banco com sede nos Estados Unidos abre a porta a um cenário mais pessimista caso "o próximo governo seja menos reformista, dando prioridade ao crescimento económico em detrimento da consolidação orçamental".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório