Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

O escândalo que faz tremer o gigante Volkswagen

Polémica das emissões de gases nos carros a gasóleo deverá mesmo provocar uma vítima de 'peso'.

O escândalo que faz tremer o gigante Volkswagen
Notícias ao Minuto

14:40 - 22/09/15 por Notícias Ao Minuto

Auto Grupo

O escândalo que começou nos Estados Unidos e chegou a todo o mundo está prestes a forçar a saída do presidente da Volkswagen. Depois de admitir que os carros a gasóleo da marca estavam a enganar os reguladores quanto às verdadeiras emissões de gases poluentes, a direção da gigante dos automóveis pediu desculpa publicamente.

Já hoje, o grupo automóvel assumiu que 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo foram equipados com um determinado tipo de motor que poderia distorcer os dados de emissões. As consequências do escândalo multiplicam-se.

Na Coreia do Sul e em França, membros do governo já abriram a porta a investigações à marca alemã e nos Estados Unidos o processo de averiguações já decorre. A pressão deverá ser mesmo demasiada para o CEO da Volkswagen, que segundo o jornal germânico Tagesspiegel está de saída do cargo.

Citando fontes não-identificadas da administração da fabricante de automóveis, o jornal garante que Martin Winterkorn será dispensado na próxima sexta-feira, com o atual líder da Porche, Mathias Müller, a ser apontado como o provável sucessor. Contactada pela Reuters, a Volkswagen garantiu que as notícias avançadas pela imprensa alemã eram "ridículas", enquanto a Porsche recusou comentar.

As ações da Volkswagen continuam a cair perto de 20% na bolsa de Frankfurt, fazendo o grupo alemão perder mais 12 mil milhões de euros. Nos últimos dois dias, a Volkswagen já viu desaparecer cerca de 26 mil milhões de euros do valor no mercado de ações.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório